Visite também: M.I. Dengue | M.I. Vírus | Dengue Report




Antecipação das
informações para
redução de casos
de Dengue

 

O que é o Monitoramento Inteligente da Dengue ou MI-Dengue?

O MI-Dengue é um serviço de monitoramento de vetores adultos, de fácil implementação e de rotina bastante simples, que permite ao município obter uma fotografia semanal da infestação do Aedes, utilizando um pequeno número de agentes de saúde.

O MI-Dengue utiliza armadilhas desenvolvidas para captura de mosquitos do gênero Aedes sp. Elas são posicionadas dentro da área urbana do município e são vistoriadas semanalmente pelos agentes de endemias. O número de capturas em cada armadilha fornece as informações sobre a população do vetor. Essas informações são enviadas para a central de dados através de dispositivos móveis.

As informações recebidas constituem a base de dados do site para gestão online, onde estão disponíveis os mapas de infestação do vetor, tabelas de incidência por bairros, relatórios de plano de ação para controle, além da área de gestão de equipe e insumos.

 

Ferramentas que compõem o serviço

Armadilha
A Ecovec trabalha com a armadilha MosquiTRAP que imita um criadouro para as fêmeas adultas do mosquito Aedes aegypti. No momento em que as fêmeas entram nas armadilhas, elas são capturadas e ficam retidas num cartão adesivo até o momento da vistoria dos agentes.

Atraente
O Atraedes é um atraente sintético desenvolvido especificamente para simular o odor de um criadouro ideal para as fêmeas adultas do mosquito Aedes aegypti.

Dispositivo Móvel
O Dispositivo Móvel é um telefone celular de baixo custo que é transformado em um formulário eletrônico e central de envio de dados. Esta ferramenta permite que os dados coletados na casa dos morados sejam disponibilizados imediatamente para os gestores.

Site
O site do MI-Dengue é o local onde o município pode acessar os dados de forma analítica e mais conclusiva. Nele, as informações de campo são organizadas em forma de gráficos, tabelas e mapas que, por sua vez, orientam o gestor na tomada de decisões.

 

O MI-Dengue oferece

• Atração e captura do vetor em sua fase adulta, permitindo a identificação em campo.
• Mapas de infestação populacional do vetor atualizados em tempo real.
• Mapas de circulação viral atualizados semanalmente.
• Índices entomológicos semanais.
• Sistemas avançados de gestão de equipes e controle de qualidade.

 

Resultados alcançados pelos usuários

Mais de 50 municípios, dentro e fora do Brasil, já implementaram o MI-Dengue para direcionar suas ações de prevenção. Estudos concluídos recentemente atestaram que alguns municípios que utilizam o MI-Dengue para direcionar as ações de controle melhoram significativamente os resultados das ações de prevenção.

 

“Depois da implantação do MI-Dengue ficou mais fácil aplicar as ações nas áreas-foco”. (Ponte Nova – MG)

“Considero o MI-Dengue uma ferramenta a mais que veio somar para que possamos, sempre, melhorar o monitoramento e o combate à Dengue em nosso município”. (Anchieta – ES)

Solicite uma proposta a nossa equipe e veja como o MI-Dengue pode trabalhar a seu favor na prevenção de epidemias de Dengue. Entre em contato.