Ecovec
  pten
A empresaNossos serviçospublicaçõeesSobre a dengueFale conosco

Veja também: MI-Aedes | Dengue Report | Dengue Map

 

 

MI-Dengue_logo

 

O que é o Monitoramento Inteligente do Aedes ou MI-Aedes?

A Ecovec disponibiliza o monitoramento de vetores adultos, um serviço de fácil implementação e de rotina bastante simples, que permite ao município obter uma fotografia semanal da infestação do Aedes aegypti utilizando um pequeno número de agentes de saúde.

Aliado ao MI-Aedes, temos o MI-Vírus, que permite direcionar ações ainda mais efetivas de controle vetorial, ajudando na identificação de localidades de entrada do vírus. Ele oferece a identificação precisa da localidade com circulação viral, possibilidade de identificar antecipadamente a circulação de vírus no vetor antes da ocorrência de casos em humanos, mapas de infestação populacional do vetor atualizados em tempo real, mapas de circulação viral atualizados semanalmente, índices entomológicos semanais e sistemas avançados de gestão de equipes e controles de qualidade.

Há três opções de monitoramentos de circulação viral disponíveis. Cada um deles foca em um vírus transmitido pelo mosquito. O gestor pode optar por um, dois ou três monitoramentos de forma simultânea. São eles:

- MI-Dengue: monitoramento semanal da presença do vírus da dengue e seu sorotipo (1, 2, 3 ou 4) nos mosquitos coletados pelas armadilhas.

- MI-Chikungunya: monitoramento semanal da presença do vírus da chikungunya nos mosquitos coletados pelas armadilhas.

- MI-Zika: monitoramento semanal da presença do vírus da zika nos mosquitos coletados pelas armadilhas.

O MI-Aedes utiliza armadilhas desenvolvidas para captura de mosquitos do gênero Aedes sp. Elas são posicionadas dentro da área urbana do município e são vistoriadas semanalmente pelos agentes de endemias. O número de capturas em cada armadilha fornece as informações sobre a população do vetor. Essas informações são enviadas para a central de dados através de dispositivos móveis.

As informações recebidas constituem a base de dados do site para gestão online, em que também estão disponíveis os mapas de infestação do vetor, tabelas de incidência por bairros, relatórios de plano de ação para controle, além da área de gestão de equipe e insumos.

 

Ferramentas que compõem o serviço

Armadilha
A Ecovec possui a armadilha MosquiTRAP, validada para todos os indicadores de risco e protocolos de circulação viral, porém o município pode optar por outra armadilha para adultos ou ainda para ovos. Essa armadilha simula um bom criadouro para que as fêmeas adultas do mosquito Aedes aegypti possam fazer a postura de seus ovos. A partir do momento em que as fêmeas entram nas armadilhas, elas são capturadas e ficam retidas num cartão adesivo até a vistoria dos agentes.

Atraente
O Atraedes é um atraente sintético, que fica dentro da armadilha, desenvolvido especificamente para simular o odor de um criadouro ideal para as fêmeas adultas do mosquito Aedes aegypti.

Dispositivo Móvel
O Dispositivo Móvel é um telefone celular de baixo custo que é transformado em um formulário eletrônico e central de envio de dados em tempo real. Esta ferramenta permite que os dados coletados na casa dos moradores sejam disponibilizados imediatamente para os gestores (esses dispositivos são seguros, pois não recebem ou efetuam ligações, não enviam nem recebem SMS e não navegam na internet para outros fins pela rede da operadora).

Site
O site do MI-Aedes é o local em que o município pode acessar os dados de forma analítica e mais conclusiva. Nele, as informações de campo são organizadas em forma de gráficos, tabelas e mapas, que, por sua vez, orientam o gestor na tomada de decisões.

 

O MI-Aedes oferece:

• Atração e captura do vetor em sua fase adulta, permitindo a identificação fácil e imediata em campo;
• Mapas de infestação populacional do vetor atualizados em tempo real;
• Mapas de circulação viral atualizados semanalmente;
• Índices entomológicos e epidemiológicos semanais;
• Sistemas avançados de gestão de equipes e controle de qualidade.

 

Resultados alcançados pelos usuários do MI-Dengue

Dos nossos serviços de monitoramento, o mais consolidado é o MI-Dengue, tendo em vista que a ocorrência dos outros vírus é mais recente no nosso país. Mais de 50 municípios, dentro e fora do Brasil, já o implementaram para direcionar suas ações de prevenção. Estudos concluídos recentemente atestaram que alguns municípios que utilizam o MI-Dengue para direcionar as ações de controle melhoraram significativamente os resultados das ações de prevenção, tendo sido capazes de reduzir em até 60% a ocorrência de casos de dengue durante epidemia.


depoimento

 

Fale conosco

Solicite um projeto para nossa equipe e veja como os serviços de MI-Aedes podem trabalhar a seu favor na prevenção de epidemias. Entre em contato.

 

Antecipação das informações para redução de casos das doenças transmitidas pelo Aedes

 

 

 

funcionamento

 

 

Fim da página